O que é o Espiritismo?

O que é o Espiritismo?

* É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

* “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)

* “O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4)

Fonte: FEBNET

O que é Espiritismo e quais são seus princípios básicos?

O termo “Espiritismo” é sinônimo de Doutrina Espírita, porém, frequentemente, é utilizado erroneamente para designar qualquer prática do mediunismo (comunicação com os Espíritos), ou confundido com cultos afro-brasileiros (Umbanda, Candomblé, entre outros).O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com a vida material. Foi revelada por Espíritos Superiores e codificada (organizada) em 1857 por um professor francês conhecido como Allan Kardec.Surgiu, pois, na França, há mais de um século. Traz em si três faces: filosofia, ciência e religião (moral).Os adeptos da Doutrina Espírita são os espíritas e suas práticas se baseiam no estudo das obras básicas da Codificação e na assistência material e espiritual aos necessitados.O Espiritismo possui cinco princípios básicos, de onde procedem todas as suas práticas:

1 – A existência do Espírito e sua sobrevivência após a morte.
“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular ao alto monte,E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e os seus vestidos se tornaram brancos como a luz.E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele” – (Mateus 17.1-3).
Veja também: I Pedro 3.19-20 – I Pedro 4.6 – Marcos 12.26-27 e Romanos 11.15.

2 – A reencarnação.
“Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” – (Mateus 11.13-15).
Veja também Mateus 17.9-13 e João 3.3-13

3 – A lei de causa e efeito.
“Então Jesus disse-lhe: Enfia no seu lugar a tua espada; porque todos que lançarem mão da espada à espada morrerão” – (Mateus 26.52).
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso também ceifará” – (Gálatas 6.7).
Veja também: Mateus 18.7

4 – A comunicação entre o mundo material e espiritual.
“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visão, e os vossos velhos sonharão sonhos;E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas naqueles dias, e profetizarão;” – (Atos 2.17-18).
“E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele varão;” – (Atos 11.12).

X