Escola da Inteligência

Escola da Inteligência

É com imensa alegria que festejamos 3 anos de parceria firmada entre o NECJ e a Escola da Inteligência, um Programa de Educação Socioemocional idealizado pelo escritor, psiquiatra e pesquisador Dr. Augusto Cury.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum em todo o mundo. Atualmente, 20% dos adolescentes sofrem de depressão.

Os relacionamentos entre pais e filhos, professores e alunos, e entre amigos estão cada vez mais superficiais. Os jovens encontram dificuldades para dividir suas histórias e lágrimas. Estão virtualmente conectados, porém emocionalmente mais distantes. É necessário que nos adaptemos aos avanços tecnológicos sem perder de vista a sensibilidade humana.

A parceria consiste na aplicação do Programa Escola da Inteligência para crianças (a partir de 7 anos) e jovens de nossa Comunidade.

Utilizando-se de uma metodologia suportada por livros/apostilas, cd´s e dvd´s (100% custeado pela EI). Nossos facilitadores foram participar de Capacitação presencial em sala de aula com profissionais altamente capacitados nas áreas de Psicologia, Psicopedagogia, entre outros, debatendo temas que envolvam o funcionamento básico da mente humana.

O Programa está embasado na Teoria da Inteligência Multifocal (TIM).

Os principais objetivos do Programa são:

  • Desenvolver as funções mais importantes da inteligência como; pensar antes de reagir, colocar-se no lugar dos outros, trabalhar perdas e frustrações, libertar a criatividade, formar pensadores, proteger a emoção, gerenciar pensamentos, fortalecer a auto-estima, desenvolver a consciência crítica, elaborar sonhos e projetos de vida e adquirir resiliência diante das intempéries sociais .
  • Estimular o treinamento do caráter: perseverança, honestidade, espírito empreendedor, debate de idéias, disciplina, tolerância, liderança, solidariedade, capacidade de recomeçar, educação para o trânsito e educação para o consumo.
  • Fornecer ferramentas para prevenir transtornos psíquicos: insegurança, fobias, ansiedade, agressividade, sentimento de culpa, falta de transparência e uso de drogas.
  • Enriquecer as relações interpessoais através do diálogo, do debate de idéias, do trabalho em equipe, educação para a paz.

O Programa está totalmente alinhado com a proposta da Doutrina Espírita, praticada em nossa casa, contribuindo para uma melhor compreensão das questões existenciais.

Que Maravilha!!! A Família Coração de Jesus, agradece e parabeniza todos que se doaram e se doam de corpo e alma, neste Projeto de Formiguinhas, rendendo muitos frutos entre nossas crianças e adolescentes..

Operacionalidade do Programa

Será aplicada 1 hora/aula por semana; inicialmente será aplicada aos sábados das 9h30 as 10h30 para que possamos engajar os alunos (crianças e adolescentes) que já participam das atividades de Evangelização. Para os anos posteriores, será analisada a possibilidade de abertura de novas turmas durante a semana.

As turmas foram distribuídas de acordo com a faixa etária:

Turma 1 (5 a 7 anos)
Material a ser utilizado: A olimpíada da inteligência

Turma 2 (8 a 11 anos)
Material a ser utilizado: Relações saudáveis

Turma 3 (12 a 14 anos)
Material a ser utilizado: Mentes brilhantes – Emoções

Turma 4 (15 a 18 anos)
Material a ser utilizado: O Eu no comando da mente

Projeto com os Pais / Responsáveis

Será aplicado as terças-feiras às 20 horas (as datas ainda serão definidas)

Material a ser utilizado: Apostila para os Pais

Palestra de sensibilização

Tema “Novas perspectivas da educação para a vida” – Programa Escola da Inteligência (Edvaldo Rodrigues)

Aberta para todos os públicos (pais/responsáveis, alunos, trabalhadores, frequentadores, comunidade local, etc.)

Capacitação Pedagógica e Coordenação do Projeto

Coordenação Geral: Edvaldo Rodrigues
Coordenadora Pedagógica: Suely Tilelli Svicero
Assistente de Coordenação: Regina Iglesias

Calendário 2017

Durante o ano informaremos datas das visitas a orfanatos, asilos e demais passeios.

No Events on The List at This Time

X