Quem Somos

Nossa História

Resumo Histórico

Em 30/12/1958 foi fundado o então chamado “Centro Espírita Coração de jesus”, com sede na Rua Dulce, Nº 3, constando do Livro Ata os seguintes fundadores:

Osvaldo Piovesani, Elenice Ferreira, Maria Gilda Reggiane Passos, Noemia Conceição Passos, Benedita Clemente, João B. Leon, Maria Cabral de Aguiar, Odete P. Maryguetti, Maria Rosa, Maria de Lurdes Cunha de Marco, Hubert Tiedtke e Hilário Jarma.

Composição da Primeira Diretoria Eleita

Presidente: Brigida Lopes Romanin
Vice-Presidente: Edivirge Lopes Aguilar
1º Secretário: Joaquim Ribeiro da Silva
2º Secretário: Eurico Romanin
1º Tesoureiro: Sebastião Parreira
2º Tesoureiro: Célia Parreira
Fiscal Geral: Silvério Henrique Fahl

No Ano de 1959 foram realizadas 132 “assistências” tendo sido atendidas 476 pessoas. Em 1960 foram realizadas 112 “assistências” tendo sido atendidas 406 pessoas.

Em 28 de Julho de 1962 foi Realizada Assembléia Geral e Extraordinária para eleição da nova diretoria. Provavelmente neste mesmo ano a sede do Centro passou a ser na Av. Eulina, 240. (Não há registro da data exata).

Em 10 de Outubro de 1966 o Centro comprou um terreno na Rua Luiza nº 8 por Cr$ 5.000.000,00 (cinco milhões de cruzeiros).

Em 05 de Novembro de 1966 o Centro passou-se a ser denominada “Sociedade Espírita Coração de Jesus ” e o mandato da diretoria passou a ser de 2 anos.

Em 16 de Abril de 1967 foi realizada uma festa para o lançamento da pedra fundamental da construção da nova sede social, na Rua Luiza nº 8 , que passaria a ser denominada Rua Cezar Penna Ramos, nº 1757 .

Em 05 de Agosto de 1967 foi efetuado o Registro em Cartório da Sociedade Espírita Coração de Jesus. Em 02 de Setembro de 1967 foi realizada a última reunião na Av. Eulina .

Em 07 de Outubro de 1967 foi realizada uma festa de inauguração da Nova Sede, com as obras ainda inacabadas . Em 09 de Janeiro de 1970 em reunião da Diretoria o então Presidente Sr. José Domingues do Amaral apresentou o documento de filiação da Sociedade à Federação Espírita do Estado de São Paulo, sob nº 466.

Em 14 de Agosto de 1973 passou a funcionar a Escola de Médiuns , dentro dos moldes da FEESP.

Em 07 de Outubro de 1974 encontra-se registrado o Estatuto da Sociedade Espírita Coração de Jesus , que tem os seguintes objetivos:

1 – O Estudo, prática e divulgação do Espiritismo codificado por Allan Kardec e a propaganda ilimitada de seus ensinamentos doutrinários por todos os meios a seus alcance.

2 – A prática da caridade espiritual e moral e da filantropia, por todos os meios ao seu alcance.

Em 13 de Fevereiro de 1993 foi aprovado o Estatuto da Sociedade Espírita Coração de Jesus nos moldes que está em vigor até hoje (salvo algumas pequenas alterações).

Após 41 anos, em 25 de março de 1999 foi eleita a segunda Presidente da Sociedade, Suely Tilelli Svicero, já que a primeira presidente foi uma mulher: Sra. Brígida Lopes Romanin.

Em 27 de Março de 2003 em Assembléia Geral Ordinária foi alterada a razão social da sociedade, em virtude do novo Código Civil passando a ser denominado “ Núcleo Espírita Coração de Jesus”. Continuamos empunhando a bandeira de seus fundadores que está transcrito no Estatuto que rege este Núcleo:

Objetivos:

1 – O ensino, estudo, a prática e a difusão do Espiritismo no seu tríplice aspecto, religioso, filosófico e científico, de conformidade com as obras codificadas por Allan Kardec.

2 – O progresso espiritual do homem, objetivando a solução dos problemas humanos com fundamento no Evangelho de Jesus Cristo à luz da Doutrina Espírita;

3 – Cria, manter e incentivar instituições e serviços assistenciais de amparo e reajustamento de necessitados em geral, sem qualquer distinção quanto aos assistidos, em consonância com o princípio espírita que preconiza, no exercício da assistência espiritual e social , o melhor meio para que o homem aprimore os sentimentos de amor e de solidariedade, testemunhando a vivência no Evangelho do Cristo, amando e ajudando o próximo a superar suas vicissitudes, realizando o lema de Allan Kardec “Fora da Caridade não há Salvação”.

Atualmente são realizadas aproximadamente 20.000 “assistências espirituais” por ano, além da distribuição de toneladas de alimentos.

Muito já foi feito e muito ainda resta a fazer. Já houveram 27 composições de Diretoria (incluindo com a atual), 12 pessoas já tiveram a honra e a responsabilidade de ocupar o cargo de presidente e dezenas já ocuparam cargos de diretoria e no conselho Fiscal. Centenas de trabalhadores tiveram a oportunidade de dedicar algumas horas do seu tempo em benefício do próximo e de si mesmos, mas principalmente milhares de pessoas já receberam auxilio nesta casa, transformando-a num “oásis no deserto”, saciando a sede de conhecimento do espírito humano.

Gestão 2023 - 2025

Presidente
Edvaldo Ferreira da Cruz

Vice-Presidente
Antonio Roberto Corsi Iglesias

Assistência Espiritual
Sonia Regina Kermessi

Assistência Social e Educacional
Maria do Socorro Silva

Ensino
Edvaldo Rodrigues

Infância e Juventude
Sandra Martin Lopes Vieira

Divulgação
Ivonete Elias dos Santos

Eventos
Ivanilda Mendes Ferreira

Financeiro
Edilson Oliveira Silva

Patrimônio
José Correa de Lima

Secretaria
Solange Gomes de Lima

Conselho Fiscal
Célia Maria Leme Rozende

Conselho Fiscal
Sérgio Sabino de Oliveira

Conselho Fiscal
Morvan Cardoso da Silva Filho

Apresentação dos Relatórios – Exercício 2022

X